Questões de Concurso de Gestão democrática - Pedagogia

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1176392

Concurso Professor Substituto de Ensino Fundamental 2019

Questão 29

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Para Penteado (2011), os conceitos de espaço e de tempo são básicos no estudo da Geografia e da História, respectivamente. É nessas duas dimensões que as relações sociais humanas se travam, transformando natureza, produzindo cultura, construindo a História. Segundo a autora, a construção mental desses conceitos por parte do ser humano se dá

  • A.

    pelo trabalho do professor, respeitando a ordem cronológica dos acontecimentos, sequenciados linearmente.

  • B.

    pela abordagem dos acidentes geográficos, considerando que tais informações são imutáveis, visto que são reais.

  • C.

    quando o trabalho com as disciplinas é organizado partindo sempre do “próximo” para o “distante”.

  • D.

    quando o professor considera que o indivíduo aprende melhor se desenvolver o conteúdo partindo-se das partes para o todo.

  • E.

    na interação das condições internas e de aprendizagem com as condições ambientais de que dispõe o aprendiz.

Questão de Concurso - 1084018

Concurso

Questão 13

Nível

O professor de Matemática do Ensino Médio, durante uma reunião pedagógica, falou sobre o trabalho que vinha desenvolvendo com seus alunos para reforçar a autoestima e o vínculo com a escolarização. O trabalho desenvolvido pelo professor de Matemática nessa escola

  • A.

    não se justifica, uma vez que as taxas de frequência e conclusão do Ensino Médio estão muito próximas de sua totalidade.

  • B.

    não faz sentido, uma vez que as escolas e os professores não devem se ocupar de uma tarefa exclusiva das famílias.

  • C.

    compromete o desenvolvimento curricular.

  • D.

    considera a atual alta taxa de abandono dos alunos do Ensino Médio.

  • E.

    é uma iniciativa desvinculada do contexto educacional e social da atualidade

Questão de Concurso - 1084730

Concurso

Questão 50

Nível

As práticas educativas baseadas no Ensino de Ciências por Investigação (ENCI) e na Abordagem Temática Freireana (de Paulo Freire) apresentam, em comum, elementos estruturantes que podem ser usados como orientação para as atividades didático-pedagógicas. A partir desse fragmento, analise as afirmativas a seguir.

I. As concepções de sujeito e de objeto do conhecimento não devem ser pensadas separadamente. A concepção de sujeito se baseia na ideia dos “homens em relação constante com o mundo e com os outros”.

II. Embora o problema desempenhe o papel de gênese da construção do conhecimento, serve também como elemento de motivação da aprendizagem.

III. Na perspectiva do ENCI é preciso criar condições para que os estudantes expliquem “como” e “porque” conseguiram resolver o problema proposto.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1084739

Concurso

Questão 59

Nível

Dentre as diferentes definições de Ciências, destacamos as três a seguir:

1. Maneira muito eficiente e privilegiada de conhecer o mundo e como ele funciona.

2. Conhecimento confiável que, após gerado, passa pelo crivo de uma comunidade erudita, que o chancela.

3. O discurso que determinada sociedade constrói em determinado tempo, para cumprir certas funções e refletir seus valores, mas não necessariamente como o mundo é.

Caso as definições acima sejam adotadas como orientação para o ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir.

I. A definição 1 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento.

II. A definição 2 conduz a um ensino de Ciências que aponta para o entendimento, mas passando pela aprovação de uma sociedade, como a formada pelos participantes da sala de aula.

III. A definição 3 conduz a um ensino de Ciências que se caracteriza pelo conteudismo, isto é, por uma lista de conhecimentos a serem atingidos pela memorização.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    e III, apenas

  • D.

    II e III, apenas

  • E.

    I, II e III.

Questão de Concurso - 1084740

Concurso

Questão 60

Nível

Uma metodologia de ensino de Ciências se configura em três dimensões:

I. Metodologia relacionada aos conhecimentos necessários à sala de aula.

II. Metodologia relacionada à geração do conhecimento e à socialização no âmbito da sociedade.

III. Metodologia relacionada ao arranjo político-social no qual a sala de aula e a escola estão inseridas.

Assinale a opção que indica, respectivamente, as três dimensões acima citadas.

  • A.

    Epistemológica, Institucional e Humana.

  • B.

    Epistemológica, Humana e Institucional.

  • C.

    Institucional, Humana e Epistemológica.

  • D.

    Institucional, Epistemológica e Humana.

  • E.

    Humana, Institucional e Epistemológica.

Questão de Concurso - 1191320

Concurso Professor de Educação Básica - Área: Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2019

Questão 22

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

Uma professora de Matemática costuma oferecer a grupos de estudantes de sua turma situações-problema que envolvem conhecimentos matemáticos.

Após resolver o problema, cada grupo explica as regras matemáticas que usou para elaborar a solução. A partir do trabalho realizado em cada grupo, a turma formula coletivamente essas regras e registra por escrito.

Em seguida, cada grupo compara a resposta construída pela turma com a resposta de seu próprio grupo, decidindo quais as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas formulações. Com base nessa metodologia de resolução de problemas e no papel mediador da professora, pode-se concluir que:

  • A.

    a metodologia de resolução de problemas possibilita explorar conceitos matemáticos em contextos reais, mobiliza os estudantes na busca de soluções e valoriza diferentes estratégias de resolução.

  • B.

    a função do professor, nesse contexto específico, é a de controlar os resultados, valorizar acertos e corrigir os erros imediatamente.

  • C.

    a metodologia de resolução de problemas privilegia o trabalho individual de cada estudante por considerar as diferentes estratégias utilizadas na busca da resposta correta.

  • D.

    o professor cria condições para a comunicação das estratégias de cada grupo para a resolução de problemas, mas não incentiva a discussão, para evitar conflitos em sala.

  • E.

    cabe ao professor, nas atividades de Matemática, garantir que todos os grupos encontrem a resposta dos problemas pelo mesmo caminho, para não haver discrepâncias entre os aprendizados na turma.

Questão de Concurso - 1095316

Concurso Professor Educação Infantil ao 5º ano 2019

Questão 27

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

As opções a seguir apresentam situações escolares que favorecem a formação do pensamento lógico-matemático, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    Distribuição de materiais, pedindo que as crianças levem a quantidade suficiente para cada um dos colegas, fazendo intervenções sobre se a quantidade é suficiente, se faltam ou sobram objetos ou, ainda, como pode ser feito para que não sobre nenhum material.

  • B.

    Ensino de conservação do número com o auxílio de correspondência um a um, colocando duas fileiras com a mesma quantidade de objetos (contudo, em uma das fileiras os objetos deverão estar mais afastados entre si e, portanto, ocupando maior espaço) e ligando cada elemento de um grupo a um elemento de outro grupo.

  • C.

    Manutenção de quadros de registro, indicando a quantidade total de crianças da turma, bem como os estudantes que estão presentes e ausentes em sala de aula.

  • D.

    Arrumação da sala de aula, em que as crianças devem separar e categorizar os objetos a partir de critérios; o docente pode rotular caixas, representando, com imagens e números, a quantidade de objetos que nelas devem ser guardados.

  • E.

    Votação para atividades do cotidiano, como escolha de um nome para a turma ou de uma brincadeira a ser realizada. Tal atividade tem a função de comparação de quantidades, mas também torna os estudantes participantes das decisões coletivas, favorecendo a autonomia.

Questão de Concurso - 1095324

Concurso Professor Educação Infantil ao 5º ano 2019

Questão 30

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Relacione os tipos de gêneros textuais listados a seguir aos seus respectivos exemplos.

1. Literários ficcionais.

2. Textos de ações institucionais.

3. Textos do patrimônio oral.

( ) Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, adivinhas e provérbios.

( ) Requerimentos, formulários, ofícios, currículos e avisos.

( ) Contos, lendas, fábulas, crônicas, obras teatrais e novelas.

Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1 – 3 – 2.
  • B. 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 2 – 1.
  • D. 1 – 2 – 3.
  • E. 3 – 1 – 2.

Questão de Concurso - 1200845

Concurso Professor - Área: História 2019

Questão 35

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), no Ensino Fundamental, os Componentes Curriculares nas Ciências Humanas são:

  • A. Geografia e História.
  • B. Geografia, História e Filosofia.
  • C. Geografia, História e Psicologia
  • D. Geografia, História e Sociologia.
  • E. Geografia, História, Sociologia e Filosofia.

Questão de Concurso - 1200973

Concurso Professor - Área: Inglês 2019

Questão 22

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Ao que se refere à nossa formação enquanto seres falantes e comunicativos, temos três concepções de linguagem.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre as três concepções de linguagem.

( ) Nesta concepção, a primeira, a linguagem era considerada como a tradução do pensamento e originava-se da gramática normativa estática.

( ) Na segunda concepção, alunos tornam-se mais ativos no aprendizado e como consequência observa-se uma melhoria no desenvolvimento de suas capacidades comunicativas.

( ) Na terceira concepção, o ensino se torna mais eficaz pois a linguagem é vista como um código que transmite apenas uma mensagem.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • V
  • B. V • V • F
  • C. V • F • V
  • D. F • V • V
  • E. F • F • V