Imagem de fundo

Leia o depoimento da professora Cris: Sou professora de um 1o ano. Quando leio uma hist...

Leia o depoimento da professora Cris:

Sou professora de um 1o ano. Quando leio uma história para as crianças, acabo pegando os livros que estão mais próximos. Prefiro as histórias curtas, com enredos simples, muitas imagens, vocabulário simplificado. Depois da história, faço perguntas para avaliar se todos entenderam e para fixarem o conteúdo da história. Não sei o que acontece, mas eles acabam se dispersando e não gostam muito do momento da história.

O que está acontecendo na sala da professora Cris?

A

A ausência de planejamento é um problema, embora a sua escolha por histórias curtas seja o mais adequado para a idade.

B

Seus alunos não gostam de histórias.

C

Parece faltar o planejamento da leitura literária, mas ela assegura o mais importante, que é ajudar os seus alunos a fixarem o conteúdo lido.

D

Parece faltar o planejamento da leitura literária – o que fazer antes, durante e depois –, que é uma condição para uma boa leitura, assim como a escolha de histórias bem escritas e interessantes.

E

A professora deveria contar as histórias em vez de ler.