A formação inicial de professores de Matemática deve favorecer que eles elaborem saberes relacionados à sua autonomia profissional. Para tanto, os Estágios Supervisionados são importantes aliados, pois representam o momento de inserção no campo da prática profissional. Assinale a alternativa que não corresponde a uma característica dos estágios.
O estágio oportuniza o licenciando a questionar sobre como e por que ensiná-la, permitindo a superação de mitos e crenças que envolvem o ensino e a aprendizagem dessa disciplina.
Possibilita que os futuros docentes construam saberes indispensáveis à sua identidade profissional, tendo como referencial a realidade social.
O estágio é um espaço de conhecimento que abrange: estudos, análise, problematização, reflexão e proposição de soluções para o ensinar e o aprender, e que compreende a reflexão sobre práticas pedagógicas.
Possibilita a percepção do trabalho do professor como algo individualizado, que se constitui no singular, como dinâmica político-pedagógica que requer planejamento sistemático e integrado, aprimoramento profissional e prática educativa, que se constitui no contexto histórico, social, cultural e educacional.
A aproximação com a escola, futuro campo de atuação profissional do licenciando, pressupõe atitude investigativa, levantamento de dados, observação da prática de profissionais mais experientes, reflexão, análise e articulação entre as teorias estudadas com as situações práticas, de modo que contribuam para seu desenvolvimento pessoal e profissional.