Imagem de fundo

Uma professora reuniu um grupo de crianças de 2o ano do Ensino Fundamental I e apresent...

Uma professora reuniu um grupo de crianças de 2o ano do Ensino Fundamental I e apresentou-lhes algumas situações sobre unidades, dezenas e centenas.

(Lerner, 1995)

Lerner (1995) usa o exemplo apresentado para tratar de concepções das crianças de primeiro ano do ensino fundamental I acerca do sistema de numeração decimal. Para ela, se reconhecemos que o sistema de numeração é um objeto de conhecimento muito complexo, reconhecemos também que

A

sua compreensão não pode ser obtida simplesmente através de explicações acerca do valor das dezenas ou das centenas.

B

as crianças que não compreendem o valor posicional não são capazes de escrever e interpretar números de dois e três algarismos.

C

a compreensão do valor das dezenas e centenas é um requisito prévio para a compreensão de outros aspectos do sistema de numeração.

D

as crianças que não compreendem o valor posicional não distinguem que um número é maior que outro em função da quantidade de algarismos.

E

a representação figurativa – como os pontos – constitui uma ajuda para a compreensão do sistema de numeração.