Imagem de fundo

Para Libâneo (2001), o corpo docente tem a função de realizar o objetivo prioritário da...

Para Libâneo (2001), o corpo docente tem a função de realizar o objetivo prioritário da escola, o ensino. Segundo o autor, a profissão de professor ganha mais qualidade quando este entende o funcionamento do sistema escolar e das escolas (organização interna, formas de gestão, o currículo, os métodos de ensino, a relação professor-aluno). Considerando o planejamento e a organização da ação educativa, julgue se os itens a seguir são verdadeiros (V) ou falsos (F).

I - O plano de aula apresenta-se como um roteiro para o desenvolvimento da ação pedagógica em um tempo determinado.

II - O plano de ensino é organizado com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/96), e o plano de aula, como expressão da autonomia docente, é organizado com base científica.

III - O planejamento é um dos elementos constitutivos da organização educacional; e no período 1964-1985, possuía um sentido autocrático e regulador.

IV - O plano de ensino, devido às especificidades desse instrumento, elenca os objetivos, a metodologia e o conteúdo, devendo ser alterado ao longo do período letivo.

V - No contexto do processo de organização educacional, o plano de ensino, por explicitar os objetivos, assemelha-se à organização da escola; e o plano de aula, ao prever os recursos didáticos necessários, ao planejamento.

Marque a alternativa com a sequência correta:

A
F, F, V, F e V
B
V, F, V, F e V
C
F, V, F, F e F
D
V, V, V, F e V
E
V, F, V, F e F