Uma compreensão do desenvolvimento infantil é essencial porque nos permite apreciar ple...

Uma compreensão do desenvolvimento infantil é essencial porque nos permite apreciar plenamente o crescimento cognitivo, emocional, físico, social e educacional pelos quais as crianças passam desde o nascimento até o início da idade adulta. Algumas das principais teorias do desenvolvimento infantil são conhecidas como grandes teorias; elas tentam descrever todos os aspectos do desenvolvimento, geralmente usando uma abordagem de fase. Outras são conhecidas como mini-teorias; elas se concentram apenas em um aspecto bastante limitado do desenvolvimento, como crescimento cognitivo ou social. A respeito da Teoria Sociocultural de Vygotsky, é CORRETO afirmar que:

A

Na teoria de Vygotsky, a observação desempenha um papel crítico no aprendizado, mas essa observação não precisa ser necessariamente a observação a um modelo “ao vivo”. Em vez disso, as pessoas também podem aprender ouvindo instruções verbais sobre como realizar um comportamento, assim como observar comportamentos reais ou fictícios de personagens exibidos em livros ou filmes.

B

A teoria de Vygotsky sugeria que as crianças nascem com uma necessidade inata de formar vínculos. Tais vínculos ajudam na sobrevivência, garantindo que a criança receba cuidados e proteção. Não só isso, mas esses vínculos são caracterizados por padrões comportamentais e motivacionais claros.

C

Na visão de Vygotsky, o aprendizado é um processo inerentemente social. Através da interação com os outros, o aprendizado se integra na compreensão do indivíduo sobre o mundo.

D


A teoria de Vygotsky procura descrever e explicar o desenvolvimento de processos de pensamento e estados mentais. Também analisa como esses processos de pensamento influenciam a maneira como entendemos e interagimos com o mundo.