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Segundo a teoria histórico-cultural, o indivíduo se constitui, não somente graças aos p...

Segundo a teoria histórico-cultural, o indivíduo se constitui, não somente graças aos processos de maturação orgânica, mas, principalmente, por meio de suas interações sociais, nas trocas estabelecidas com seus semelhantes (REGO, 1995). Uma prática escolar baseada nesses princípios requer alguns saberes especializados. Assim, para essa prática, é necessário

A

dominar os conteúdos de uma determinada área de conhecimento; realizar pesquisa empírica nesta área; reconhecer que a aprendizagem é um processo individualizado e solitário, que ocorre mediante a memorização de princípios, fórmulas e a sua aplicação na resolução de lista de exercícios.

B

reconhecer que as funções humanas estão intimamente vinculadas ao aprendizado; e a apropriação do patrimônio material e simbólico se dá por intermédio da linguagem; que para a criança realizar essa apropriação é fundamental a mediação de indivíduos mais experientes de seu grupo cultural, pois construir conhecimentos implica uma ação compartilhada.

C

reconhecer que o comportamento humano é moldado mediante a estimulação externa; o conhecimento é estruturado indutivamente por intermédio da experiência; e que para o indivíduo aprender é fundamental o arranjo e planejamento de contingências de reforço, sob a responsabilidade do professor.

D

dominar metodologias e técnicas de ensino, mídias e tecnologias que facilitem a aprendizagem do aluno, compreendido como um ser que se autodesenvolve; realizar auto-avaliação e agir de forma não diretiva, para que os alunos atinjam altos níveis de desempenho.