Imagem de fundo

Os estudos da Teoria Histórico-Cultural apontam que cada momento do desenvolvimento do ...

Os estudos da Teoria Histórico-Cultural apontam que cada momento do desenvolvimento do psiquismo humano é caracterizado por uma relação explícita entre a criança e a realidade principal naquele momento e por um tipo preciso e dominante de atividade. De acordo com esse pressuposto, a passagem de um momento ao outro incide sobre a mudança do tipo principal de atividade na relação dominante da criança com a realidade.

Deste modo, pode-se dizer que a atividade principal da criança é caracterizada pelas seguintes particularidades:

1. Ela é a atividade em cuja forma surgem outros tipos de atividade e dentro da qual eles são diferenciados. Por exemplo, a instrução, no sentido mais estreito do termo, que se desenvolve em primeiro lugar já na infância pré-escolar, surge inicialmente no brinquedo, isto é, precisamente na atividade principal desse estágio do desenvolvimento. A criança começa a aprender de brincadeira.

2. A atividade principal é aquela na qual processos psíquicos particulares tomam forma ou são reorganizados. Os processos infantis da imaginação ativa, por exemplo, são inicialmente moldados no brinquedo e os processos de pensamento abstrato, nos estudos.

3. A atividade principal é a atividade da qual dependem, de forma íntima, as principais mudanças psicológicas na personalidade infantil, observadas em certo período de desenvolvimento.

4. A mudança da atividade principal ocorre somente nas crianças pequenas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
B
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
C
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
E
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.