Imagem de fundo

As mudanças no ambiente organizacional requerem das organizações novas formas de anális...

As mudanças no ambiente organizacional requerem das organizações novas formas de análise referentes ao relacionamento interorganizacional. Os modelos e perspectivas para conhecer os relacionamentos interorganizacionais ajudam os administradores a mudar suas funções de gerenciamento de cima para baixo para um gerenciamento horizontal através da organização. Richard Daft identifica quatro abordagens ou perspectivas para o estudo dos relacionamentos interorganizacionais. Em relação a tais abordagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Abordagem da dependência de recursos argumenta que as organizações tentam minimizar sua dependência em relação a outras organizações quanto ao suprimento de recursos importantes e tentam influenciar o ambiente para tornar os recursos disponíveis.

2. A perspectiva da ecologia populacional difere das outras perspectivas porque focaliza como as organizações sobrevivem e são bem-sucedidas por meio da congruência entre a organização e as expectativas do ambiente.

3. A perspectiva da rede cooperativa é uma alternativa que surgiu para a teoria da dependência de recursos. O interesse em cooperação interorganizacional surgiu para o compartilhamento de riscos de novos mercado, pois a cooperação é um pré-requisito para maior inovação, solução de problemas e desempenho.

4. A perspectiva institucional focaliza a diversidade e a adaptação organizacional dentro de uma população de organizações.

A inovação e a mudança numa população de organizações acontecem com o surgimento de novos modelos e tipos de organizações, mais do que pela reforma e mudança das organizações existentes.

Assinale a alternativa correta

A

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

B

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

C

Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

D

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

E

Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras