A departamentalização funcional tende a transferir todas as decisões para o topo da hie...

A departamentalização funcional tende a transferir todas as decisões para o topo da hierarquia, resultando em concentração de responsabilidades e lentidão. O trabalho em equipe tem sido utilizado freqüentemente como recurso para tornar mais ágil e eficaz o desempenho em organizações de todos os tipos. Assinale a alternativa que identifica corretamente características do trabalho em equipe.

A

O trabalho em equipe exige elevada disciplina, senso de hierarquia e disposição de sacrifício dos membros em relação às decisões do líder.

B

Uma equipe de trabalho eficaz baseia-se na confiança de cada um em sua competência individual. Quando cada um faz o que considera mais adequado, o trabalho tende a se harmonizar de forma espontânea, sem a necessidade de uma liderança forte.

C

No trabalho em equipe, as habilidades de cada um são complementares, os conflitos são resolvidos pelo diálogo e a liderança se afirma pela confiança dos demais na sua competência para conduzir a equipe.

D

O elemento central do trabalho em equipe é o planejamento, a capacidade de se antecipar a todas as possibilidades. O verdadeiro líder de equipe é aquele que controla todas as variáveis internas, evitando os conflitos e externas, eliminando as incertezas.

E

O trabalho em equipe só funciona quando o líder compreende as necessidades de cada membro e procura satisfazê-las. Isto evita insatisfações, conflitos internos e o surgimento de competição em torno da liderança