Questões de Concurso de Gestão por Competência - Administração

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Questão 709761

Tribunal Regional Federal / 3ª Região (TRF 3ª) 2014

Cargo: Analista Judiciário - Área Psicologia do Trabalho / Questão 50

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

O modelo de competências de visão abrangente, ilustrado pelo modelo de Dutra (2001), utiliza, como referenciais para organizar as práticas de recursos humanos, competência associada
  • A. a capacidades e entrega, complexidade, espaço ocupacional e agregação de valor.
  • B. a work levels, maturidade profissional, descrição de comportamentos e habilidades.
  • C. a conhecimentos, habilidades e atitudes, experiência prática, orientação ao cliente e potencial.
  • D. a níveis de proficiência, assessment, modelos de sucesso e práticas descritas.
  • E. à habilidade, inventário de proficiência, valores subjacentes e padronização comportamental.

Questão 753453

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) 2014

Cargo: Analista Administrativo - Área Administração / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Com relação à gestão por competência e à psicodinâmica do trabalho, julgue os itens que se seguem. A noção de trilhas de aprendizagem integra as dimensões da aprendizagem formal no trabalho para o desenvolvimento de competências, sem extrapolar as especificidades do cargo.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1001828

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Analista I - Área Qualquer área de Formação / Questão 71

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão por competências nas organizações. Na redação do mapeamento de competências, devem ser utilizados frases extensas e termos técnicos, para que haja o maior detalhamento possível dos comportamentos esperados.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1001829

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Analista I - Área Qualquer área de Formação / Questão 72

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão por competências nas organizações. Nas organizações, as decisões acerca do desenvolvimento ou da captação de competências são embasadas na identificação de competências humanas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1001830

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Analista I - Área Qualquer área de Formação / Questão 73

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão por competências nas organizações. Competências fundamentais ou transversais descrevem comportamentos esperados de membros de uma organização, independentemente das áreas específicas nas quais eles atuem.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1001831

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) 2018

Cargo: Analista I - Área Qualquer área de Formação / Questão 74

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem, a respeito da gestão por competências nas organizações. Em processos de mapeamento de competências, a formulação da estratégia organizacional contribui para a identificação de competências ao definir padrões de desempenho e de competências esperados de pessoas e equipes.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 996996

Tribunal Regional do Trabalho / 15ª Região (TRT 15ª) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Judiciária / Questão 23

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

A aplicação da metodologia de gestão por competências no âmbito de uma organização contempla, em sua fase inicial, uma etapa de mapeamento, na qual devem ser identificados(as)
  • A. os principais processos de trabalho envolvidos na atuação da organização e as medidas para otimizá-los.
  • B. os melhores profissionais existentes em seus quadros, os quais deverão ser alçados a posições de gestão.
  • C. as competências individuais de todos os colaboradores, de forma a melhor alocá-los nos diferentes postos de trabalho.
  • D. os profissionais de destaque no mercado, para formação de um benckmarking para os seus colaboradores.
  • E. as habilidades não só técnicas, mas também comportamentais, para cada posição funcional da organização.

Questão 996314

Tribunal Regional do Trabalho / 2ª Região (TRT 2ª) 2018

Cargo: Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Biblioteconomia / Questão 61

Banca: Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível: Superior

As competências essenciais para o gestor exercer suas funções são conhecimento,
  • A. zelo e responsabilidade.
  • B. disciplina e perseverança.
  • C. persistência e atitude.
  • D. iniciativa e empreendedorismo.
  • E. paciência e empatia.

Questão 580514

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) 2012

Cargo: Analista de Plajenamento - Área Gestão de Pessoas / Questão 84

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

A gestão por competências, recentemente adotada pelo setor público, via Decreto n.º 5.707/2006, fundamenta-se na premissa de que o desempenho de uma organização é dependente dos recursos controlados por ela e da forma como esses recursos são utilizados, a exemplo dos recursos humanos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

Entre os exemplos de recursos individuais fundamentadores de modelos de gestão por competências, incluem-se excelência operacional, inovação no produto e orientação para clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 983684

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH 2018 (2ª edição)

Cargo: Tecnólogo em Gestão Pública / Questão 84

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

No que tange à gestão por competências, julgue os itens subsecutivos. A gestão por competências visa aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais.
  • C. Certo
  • E. Errado