O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou no dia 28 de abril de 2011...

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou no dia 28 de abril de 2011 um site onde publicou os resultados da Pesquisa sobre Responsabilidade Social Empresarial dos Bancos. Nesse estudo, são analisadas as práticas e as políticas das instituições financeiras em relação aos consumidores, trabalhadores e ao financiamento disponibilizado pelas instituições.

No site, o consumidor encontra o relatório completo de tal pesquisa, pode comparar as práticas das instituições financeiras e também enviar um cartão amarelo para o banco como forma de manifestar sua insatisfação.

No contexto da governança corporativa, tem-se que a(s)

A

transparência apresenta-se como um modelo de gestão para empresas que buscam atingir um nível diferenciado de relação com os investidores e o mercado.

B

força corporativa de manter uma atitude ética e transparente cria um valor acrescentado que nada influi na atração de investimentos.

C

governança corporativa se desenvolve num momento em que as empresas não precisam comprometer-se com o padrão de transparência nos negócios.

D

atuais práticas de governança corporativa veem com indiferença a divulgação de suas informações, embora tais informações sejam uma forma de atrair novos investimentos.

E

empresas se preocupam com a qualidade e o volume das informações divulgadas para o mercado somente por conta das exigências legais brasileiras.