Imagem de fundo

Entre os Mercados de Trabalho e de Recursos Humanos há uma relação dinâmica que caracte...

Entre os Mercados de Trabalho e de Recursos Humanos há uma relação dinâmica que caracteriza condições de oferta e de procura. Assim é que quando se diz que "O Mercado de Trabalho está em Oferta", pode-se admitir que, nessa situação, em relação às práticas destinadas à contratação de empregados, nas empresas se façam presentes condições como:

A

mais flexibilidade nos requisitos de seleção de pessoas, melhores benefícios sociais e valores mais atrativos para os salários a serem oferecidos.

B

aproveitamento dos investimentos em treinamento e desenvolvimento feitos por outras empresas e menos investimentos em ações de recrutamento e seleção de pessoas.

C

maior rigor nos critérios de recrutamento e seleção de pessoas, bem como oferta de benefícios sociais e valores salariais menos atrativos.

D

as empresas dão prioridade absoluta, ou mesmo exclusividade, ao recrutamento externo, em razão da abundância de candidatos para os empregos que tenham a oferecer.

E

o excesso de candidatos, aos empregos oferecidos, leva as empresas a processos de recrutamento e seleção mais complexos, lentos e onerosos.