Imagem de fundo

“Embora possamos, por um momento, entrar na alma de um selvagem e através de seus olhos...

“Embora possamos, por um momento, entrar na alma de um selvagem e através de seus olhos ver o mundo exterior e sentir como ele deve sentir-se ao sentir-se ele mesmo – nosso objetivo final ainda é enriquecer e aprofundar nossa própria visão do mundo, compreender nossa própria natureza e refiná-la, intelectual e artisticamente”. Com essas palavras, Bronislaw Malinowski um pouco que resume ser o projeto da Antropologia enquanto um conhecimento do Homem e sobre o Homem. Dessa forma, se distanciava dos postulados evolucionistas, que buscavam perceber as sociedades enquanto submetidas a um mesmo quadro históricoevolutivo. Para a assunção dessa perspectiva reflexiva, foi fundamental no desenvolvimento do pesquisador de origem polonesa:
A
um amplo domínio prévio da história social e aspectos geográficos dos povos estudados na região da Melanésia, entre 1914 e 1918.
B
desenvolver concomitantemente a revisão dos dados coletados no trabalho de campo e novas observações, de forma a corrigir deficiências e lacunas.
C
a observação direta de fenômenos que não podiam ser registrados apenas com auxílio de questionários e a partir de dados estatísticos, os chamados imponderáveis da vida real , refletindo um esforço por parte do pesquisador por atingir uma atitude mental que neles se expressa.
D
o estudo do maior número possível de manifestações concretas da vida social entre os melanésios, dispostos e analisados a partir de um quadro sinótico que foi comparado com as manifestações culturais da sociedade da qual se originava o pesquisador.
E
deixar de lado a máquina fotográfica, lápis e caderno, e mergulhar diretamente na vida da aldeia, buscando compreender de forma mais fácil e transparente o comportamento nativo e sua maneira de ser em todos os tipos de transações sociais.