Imagem de fundo

O conceito de cultura é polissêmico e resulta de um longo processo de estudos, pesquisa...

O conceito de cultura é polissêmico e resulta de um longo processo de estudos, pesquisas e discussões sobre sua natureza, dinâmica, abrangência, história e sentido para os grupos e sociedades humanas que lhes correspondem. Quanto ao conceito antropológico de “cultura”, é INCORRETO afirmar que:

A

se refere à diversidade das atividades humanas, tais como as formas de pensamento, crenças, produções materiais e simbólicas, línguas e sistemas políticos, consumo e distribuição de bens, etc., que diferenciam os modos de vida de grupos e sociedades humanas.

B

é o que confere identidade aos grupos e sociedades humanas, devendo ser compreendido a partir dos próprios termos e significados de cada caso, com atenção para a alteridade e o reconhecimento das diferenças aí implicadas.

C

se trata do conjunto de realizações artísticas, religiosas e intelectuais que expressa e compõe a especificidade de um povo ou nação.

D

envolve os valores e ideias cristalizados numa tradição uniforme que se tornam impedimento para as mudanças nos significados atribuídos a determinada expressão simbólica por cada grupo ou sociedade humana.

E

diz respeito à reunião das capacidades humanas de aprendizagem, criação e realização em todas as suas dimensões, desvelando as particularidades da atribuição de sentido que emerge do tratamento de sistemas simbólicos complexos.