Imagem de fundo

Roberto Da Matta considera importante pensar que a fábula das três raças e o racismo à ...

Roberto Da Matta considera importante pensar que a fábula das três raças e o racismo à brasileira é parte de um mesmo conjunto

A

doutrinário, que permitiu se ajustar a interesses nacionais e internacionais, bem como estabelecer critérios racionais para definir o projeto nacional formulado a partir da ordem e do progresso social que não se funda nas diferenças raciais.

B

hegemônico, que permitiu conciliar uma série de questões colocadas em função de ideias fundadoras, sobretudo as vinculadas aos interesses das diferentes classes sociais presentes no país antes e depois da Abolição da Escravatura.

C

hegemônico, que permitiu conciliar uma série de questões colocadas em função de ideias fundadoras, sobretudo as vinculadas aos interesses das diferentes classes sociais presentes no país antes da Abolição da Escravatura.

D

ideológico, que permitiu conciliar uma série de impulsos contraditórios de nossa sociedade, sem que se criasse um plano para sua transformação profunda, sobretudo porque a elite brasileira pós-independência necessitava justificar, racionalizar e legitimar as diferenças internas no país, bem como as hierarquias sociais.

E

ideológico, que permitiu conciliar uma série de impulsos presentes em nossa sociedade, sem que houvesse transformações objetivas e profundas, sobretudo porque a elite portuguesa desde a chegada da família real necessitava justificar, racionalizar e legitimar as diferenças internas no país, bem como as hierarquias sociais entre reinóis e nacionais.