Imagem de fundo

A eficiência energética na arquitetura envolve muitas questões de soluções de projeto e...

A eficiência energética na arquitetura envolve muitas questões de soluções de projeto e especificação de equipamentos a fim de evitar ou diminuir ao máximo o consumo de energia. Uma das medidas possíveis é estudar e racionalizar os sistemas que mais consomem energia elétrica numa edificação como o de iluminação, condicionamento de ar e aquecimento de água.


A respeito de eficiência energética, é correto afirmar:

A

A evapotranspiração das plantas não se constitui em estratégia de diminuição de calor do ar.

B

Nos trópicos, recomenda-se utilizar aberturas transparentes laterais ou zenitais para iluminação solar direta a fim de reduzir os gastos energéticos com iluminação artificial.

C

De acordo com as cartas psicrométricas, o uso do ar condicionado não é adequado em nenhuma das condições de temperatura e umidade relativa do ar.

D

Para o controle do ganho direto pela incidência solar através das aberturas, o uso de cortinas representa uma estratégia mais adequada do que brises externos.

E

Pode-se promover a ventilação natural vertical no interior de uma edificação ao instalar-se lanternins ou exaustores eólicos nas partes mais elevadas para a retirada do ar quente.