Imagem de fundo

Com relação aos critérios de intervenção para a estabilização de documentos, assinale a...

Com relação aos critérios de intervenção para a estabilização de documentos, assinale a opção correta.

A

Algumas tintas apresentam tendência a borrar, como as de cópias de carbono, outras se tornam quebradiças ou pulverulentas, como as encontradas em partituras musicais e áreas ilustradas de manuscritos. Em tais casos, deve-se evitar fazer limpeza mecânica.

B

O primeiro passo para estabilizar o documento é a limpeza mecânica, com pincel, que elimina poeira e outras partículas sólidas. Para retirar incrustações ou excrementos de insetos, é necessário usar cotonetes embebidos em solventes apropriados.

C

A remoção de partículas residuais com pincel e pó de borracha é a mais comum e mais indicada para todos os suportes, mesmo papéis de textura porosa, como o papel japonês.

D

Para que áreas com manchas e áreas atacadas por fungos não se espalhem pelo documento, deve ser feita a sua higienização com uso da trincha e do pó de borracha, varrendo-se energicamente o documento, a fim de remover os fungos e outras substâncias causadoras do dano.

E

Quando o papel está molhado, deve-se ter o cuidado para que não ocorra nenhuma intervenção, pois ele perde a encolagem e torna-se muito frágil. Quando seco, o papel retorna à textura original e deve ser submetido à limpeza com pó de borracha, para que os fungos não se desenvolvam.