Imagem de fundo

A preservação é considerada uma função arquivística, por isso, uma política de preserva...

A preservação é considerada uma função arquivística, por isso, uma política de preservação deve contemplar os documentos do arquivo, nos seus mais variados suportes. Sobre a preservação de documentos em diferentes suportes, é CORRETO afirmar:
A
O suporte óptico possui uma diferença fundamental em relação às demais mídias pois permite a gravação da informação diversas vezes, seja no processo de fabricação ou na gravação por gravador de CD’s. Apenas o CD-RW e o DVD-RW não permitem regravações de informações.
B

O suporte magnético tem como princípio básico de funcionamento o magnetismo, ou seja, nesse tipo de suporte, a informação armazenada é formada por cargas positivas e negativas que representam os dígitos binários. Uma das características principais desse suporte é que a informação gravada não pode ser modificada.

C
A preservação da informação arquivística governamental, produzida e utilizada para a administração do Brasil, requer que os riscos de sua deterioração sejam considerados antecipadamente, já que não há necessidade de que os documentos sejam preservados, de forma contínua e a longo prazo.
D
As mídias digitais são afetadas por diversas variáveis que influenciam diretamente sua durabilidade e sua confiabilidade. As varáveis que mais as afetam são: a temperatura, a umidade relativa do ar, o tempo de uso, a qualidade dos materiais que constituem a mídia, os campos magnéticos, a manipulação e a poluição.
E
O projeto de preservação digital possibilita a recuperação imediata de informação, uma vez que os sistemas de backup utilizados permitem recuperar informações pertencentes a um sistema informatizado, que ainda está em uso, assim como recuperar informações de sistemas que já deixaram de existir.