Questões de Concurso de Artes Plásticas - Artes

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1194185

Concurso Analista de Atividades Culturais 2019

Questão 44

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Superior

A partir do século XIX, as artes plásticas catarinenses passaram a ter projeção nacional, quando foi apresentada ao público a obra de Victor Meireles intitulada:

  • A. Casa Açoriana.
  • B. Primeira Missa no Brasil.
  • C. Esboço de uma Cidade.
  • D. Um Domingo no Morro.
  • E. Chegada da Bandeira do Espírito Santo.

Questão de Concurso - 1198257

Concurso Técnico de Atividades Culturais 2019

Questão 43

Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE)

Nível Médio

Analise as afirmativas abaixo sobre Juarez Machado.

1. Artista plástico catarinense natural de Joinville, com destaque mundial na pintura, escultura, desenhos e ilustrações para o teatro e televisão.

2. Atuou no escritório de arquitetura de Oscar Niemayer, com o qual aprimorou seus conhecimentos sobre desenho e perspectiva.

3. Suas atividades na televisão, na década de 1980, com caricaturas humorísticas satíricas, representando autoridades políticas da época, provocaram seu exílio europeu.

4. Seu livro infantil intitulado Ida e Volta foi traduzido para várias idiomas estrangeiros como francês, alemão e italiano.

5. Entre suas obras destacam-se as 50 telas intituladas Castelos de Bordeaux que tratam de uma região vinícola da França.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

Questão de Concurso - 1095576

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 48

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

O racionalismo é uma tendência introduzida na Europa, no início do século XX, de crítica ao romantismo e à Art Nouveau. A arquitetura racionalista (ou funcionalista) elabora formas que devem corresponder à função para a qual o edifício ou o objeto são destinados, de acordo com as técnicas construtivas mais idôneas, de modo a depurar a forma de aparatos decorativos.

Assinale a opção que exemplifica corretamente essa perspectiva.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Questão de Concurso - 1095587

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 49

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Observe a figura a seguir.

A principal característica do movimento liderado por Henri Matisse (1869-1954) foi a utilização de tons puros manipulados livremente, sem preocupação com a verossimilhança, para delimitar espaços e criar volume, relevo e perspectiva.

Como afirma Matisse a respeito de A Dança (1910): "para o céu um belo azul, o mais azul dos azuis, e o mesmo vale para o verde da terra, para o vermelhão vibrante dos corpos".

A caracterização acima refere-se ao

  • A. impressionismo.
  • B. simbolismo.
  • C. fauvismo.
  • D. expressionismo.
  • E. cubismo.

Questão de Concurso - 1095591

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 50

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

A performance é uma expressão artística contemporânea que indica novas orientações, ao articular diferentes modalidades de arte, como dança, música, teatro, escultura, entre outras, desafiando as classificações habituais.

A respeito da modalidade performance, analise as afirmativas a seguir.

I. O ato performático é uma coprodução entre artista e público, em lugar e tempo definidos.

II. A performance é uma experiência efêmera de um evento que utiliza recursos das artes visuais e do espetáculo.

III. O performer utiliza o próprio corpo como meio expressivo de comunicação artística.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Questão de Concurso - 1095597

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 51

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Observe a imagem a seguir.

Na segunda metade do século XIX, a fisiologia e a psicologia da percepção são objetos de intensa pesquisa cientifica: é importante averiguar o funcionamento dos processos com que se efetua a experiência do real e verificar sua confiabilidade. Ao mesmo tempo, alguns artistas começam a elaborar e experimentar uma teoria própria da pintura, baseada na ótica das cores, à qual corresponde uma nova técnica cientificamente rigorosa.

ARGAN, G. C. Arte moderna: do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Cia. das Letras, 1992.

Com base no texto e na imagem, assinale a afirmativa que identifica corretamente o movimento artístico em questão.

  • A. Suprematismo.
  • B. Construtivismo.
  • C. Orfismo.
  • D. Pontilhismo.
  • E. Futurismo.

Questão de Concurso - 1095605

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 52

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

As imagens a seguir exemplificam o uso de diferentes recursos para gerar um efeito de profundidade.

As imagens são exemplos, na ordem apresentada, de

  • A.

    claro-escuro, perspectiva atmosférica e variação de escala.

  • B.

    perspectiva atmosférica, variação de escala e superposição.

  • C.

    superposição, perspectiva linear e claro-escuro.

  • D.

    claro-escuro, perspectiva linear e superposição.

  • E.

    variação de escala, claro-escuro e perspectiva atmosférica.

Questão de Concurso - 1095621

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 55

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Observe a imagem a seguir.

As afirmativas a respeito da percepção da forma estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    O inteiro é interpretado de maneira diferente do que a soma de suas partes.

  • B.

    A imagem é assimilada primeiro como um todo e, depois, são diferenciados os elementos que a compõe.

  • C.

    A mente é capaz de captar o mundo real e, por isso, percebe a unidade da forma como uma propriedade dos objetos.

  • D.

    A mente tenta colocar ordem nas coisas vistas, estruturando o campo visual.

  • E.

    A composição visual da forma é percebida por contraste entre espaços cheios e vazios.

Questão de Concurso - 1095626

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 56

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior


Visitante observa obra Latas de Sopa Campbell (1968), de Andy Warhol.

A partir da imagem, pode-se afirmar que a repetição na arte serial

  • A.

    denuncia a produção industrial homogeneizadora inaugurada com a arte moderna.

  • B.

    experimenta as diferentes possibilidades de impressão oferecidas pela tecnologia.

  • C.

    varia a tonalidade e o brilho das cores nas reproduções para distinguir o original da cópia.

  • D.

    compõe uma reiteração visual com objetos diversos, mas representados de forma análoga.

  • E.

    usa a lógica de padronização própria do mundo da produção e do consumo em massa.

Questão de Concurso - 1095649

Concurso Professor Educação Artística - Artes Plásticas 2019

Questão 59

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Superior

Observe a imagem a seguir.


OITICICA, Hélio. Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, 1977.
Instituto Inhotim.

No “penetrável” o fato do espaço ser livre, aberto, já que a obra se dá nele, implica uma visão e posição diferentes do que seja a “obra”. O espaço ambiental a penetra e envolve em um só tempo. Que sentido teria colocar um “penetrável” num lugar qualquer, sem procurar alguma espécie de integração? Essa necessidade é profunda e importante, não só pela origem da própria ideia, como para evitar que a mesma se perca em gratuidade de colocação, local etc.

Adaptado de OITICICA, Helio. Aspiro ao grande labiritinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

Com base no texto e na imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. "Magic square" (praça/quadrado mágico) indica o espaço aberto articulado com a escala ambiental assumida pela instalação.

II. As dimensões físicas das edificações permitem experimentar esse espaço arquitetônico de forma similar ao de um jardim ou labirinto.

III. A apreciação da obra requer que o espectador possua o domínio formal da linguagem escultórica, arquitetônica e paisagística.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.