Imagem de fundo

As exportações da carne tocantinense atingiram marcas recordes em 2004. A comercializa...

As exportações da carne tocantinense atingiram marcas recordes em 2004. A comercialização do produto gerou perto de 10 milhões de dólares, marca que colocou o Tocantins na lideranças das exportações de carne da região Norte, representando cerca de 50% do total enviado ao exterior. As exportações do produto também atingiram a maior marca da história do estado, com um crescimento superior a 116% em relação a 2003. Isso dá ao Tocantins a quinta colocação entre os estados que somaram os maiores crescimentos nas exportações de carne no país. "Os números foram muito bons. Ganhamos espaço em 2002, quando foi registrada a doença da vaca louca na Europa. O custo baixou e o valor do produto atingiu uma boa marca", avalia o presidente do Sindicato das Empresas Frigoríficas do Tocantins.

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema por ele abordado, assinale a opção incorreta.

A

A pecuária extensiva constitui atividade predominante no conjunto da economia tocantinense, possuindo o estado o segundo maior rebanho de gado da região Norte.

B

O Tocantins é um dos símbolos do atual momento vivido pela economia brasileira, em que o agronegócio tem crescente relevância na pauta de exportações do país.

C

A ocorrência de graves doenças no rebanho, como o mal da vaca louca, acaba por reduzir o consumo de carne e a possibilidade de sua comercialização nos mercados mundiais.

D

Em geral, a abertura dos mercados internacionais para um produto como a carne está condicionada às adequadas e confiáveis condições sanitárias das áreas produtoras.

E

Além da pecuária, o Tocantins se notabiliza por ser uma fronteira agrícola em permanente expansão, apresentando excelentes condições em relação ao circuito produtivo da economia brasileira.