Imagem de fundo

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2005, o Bra...

De acordo com informações da Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2005, o Brasil registrava uma taxa de urbanização de 84,2% e, de acordo com algumas projeções, até 2050, a porcentagem da população brasileira que vive em centros urbanos deve saltar para 93,6%. Em termos absolutos serão 237,751 milhões de pessoas morando nas cidades do país na metade deste século, como mostra a figura a seguir.

Sobre a urbanização no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A urbanização do país não se distribui igualitariamente por todo o território nacional, concentrando‐se, principal‐mente, na região Sudeste, formada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

( ) Apenas no início do século XXI é que a população rural declinou de forma acentuada, tornando‐se grande minoria, o que caracterizou o país como uma nação intensamente urbanizada.

( ) O processo de urbanização no Brasil se assemelha ao europeu pela forma lenta que se deu, diferenciando apenas do fato de que na Europa foi menos volumosa e acompanhada pela oferta de empregos urbanos, moradias, escolas, saneamento básico etc.

( ) A urbanização vem ocorrendo de maneira desordenada, de forma que os municípios encontram‐se despreparados para atender às necessidades básicas dos migrantes, gerando uma série de problemas sociais e ambientais, dentre os quais destacam‐se o desemprego, a criminalidade e a favelização.

A sequência está correta em

A

F, F, V, V.

B

F, V, V, F.

C

V, F, V, F.

D

V, F, F, V.