Um dos maiores impasses da negociação ocorrida em Bali se deu entre

Um dos maiores impasses da negociação ocorrida em Bali se deu entre

A
EUA e Índia acerca dos programas de segurança alimentar dos países pobres, pois os EUA queriam garantias de que os programas sociais não se tornariam uma brecha para os países pobres subsidiarem pequenos produtores rurais que dependem da compra de sua produção pelo Estado.
B
França e Japão acerca da desburocratização do comércio internacional, pois o país europeu considerava que a defesa japonesa da desburocratização nas aduanas e nos portos representaria menor controle dos Estados nacionais sobre a entrada e a saída de mercadorias.
C
Canadá e Rússia acerca da exploração de petróleo no Oceano Ártico, pois os dois países disputam a soberania de alguns territórios localizados na região, o que lhes daria vantagem na exploração do combustível fóssil agora que as calotas polares estão em derretimento.
D
Alemanha e China acerca da questão da preservação ambiental, já que o país asiático afirmava que estabelecer limites para o desmatamento significaria controlar o crescimento econômico dos países em desenvolvimento, pois os países europeus já destruíram a maior parte de sua mata original.
E
Inglaterra e África do Sul acerca da ajuda aos produtores de algodão de países africanos, pois os ingleses defendiam que as condições socioeconômicas de alguns países não poderiam se tornar um privilégio no contexto das negociações, abrindo espaço para o favorecimento de alguns em detrimento de outros.