Em 1989, no bojo do reaganismo e do tatcherismo, diversos economistas latino-americanos...

Em 1989, no bojo do reaganismo e do tatcherismo, diversos economistas latino-americanos de perfil liberal, funcionários de agências financeiras internacionais e representantes do governo norte-americano reuniram-se em Washington para avaliar as reformas econômicas em curso na América Latina. As conclusões do encontro, resumidas em dez regras gerais, ficaram conhecidas como Consenso de Washington. Embora tivessem, em princípio, caráter acadêmico, as conclusões do Consenso converteram-se em receituário imposto por agências internacionais para concessão de créditos: os países que quisessem empréstimos do FMI, por exemplo, deveriam adequar suas economias às novas regras.


(Adaptado de João José Negrão. Para conhecer o Neoliberalismo. Publisher Brasil, 1998)


Indique a alternativa que expõe corretamente algumas das regras do Consenso de Washington:

A

Privatização, com a venda de empresas estatais; focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; restrição ao comércio exterior, com o aumento das alíquotas de importação.

B

Estatização de empresas de energia; focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o déficit público.

C

Ampliação da legislação de controle do processo econômico e das relações trabalhistas; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o deficit público; eliminação de restrições ao capital externo, permitindo o investimento estrangeiro direto.

D

Focalização dos gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura; ampliação das restrições ao capital externo, limitando o investimento estrangeiro direto; privatização, com a venda de empresas estatais.

E

Eliminação de restrições ao capital externo, permitindo o investimento estrangeiro direto; disciplina fiscal, por meio da qual o Estado deve limitar seus gastos à arrecadação, eliminando o deficit público; privatização, com a venda de empresas estatais.