Imagem de fundo

A respeito de efeito estufa e matriz energética, assinale a opção correta.

A respeito de efeito estufa e matriz energética, assinale a opção correta.

A

A energia termonuclear é produzida em regiões com poucos recursos hidrográficos, mas com elevadas reservas de óleo, carvão ou gás natural, cuja queima resulta na produção de vapor de água a ser utilizado na movimentação das pás das turbinas das usinas termonucleares. Para isso, o governo brasileiro, em cooperação com o governo alemão, tem investido na instalação de usinas termonucleares na região Nordeste, como forma de suplantar a dependência energética do país ao petróleo.

B

À conferência Rio+20, realizada em 2012, estiveram presentes vários chefes de Estado, entre eles, o presidente Barack Obama, que surpreendeu o mundo ao afirmar, em discurso oficial, que os EUA ratificariam o Protocolo de Quioto.

C

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra: parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre, e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor seria irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa, que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol, são opacos à radiação terrestre.

D

Existe um consenso entre os cientistas e os ambientalistas a respeito da ocorrência do aquecimento global. Esse fenômeno é natural e acontece pelo aumento da temperatura média dos oceanos e do ar próximo à superfície da Terra, ocorrendo desde meados do século XX e permanecendo no século XXI.

E
As principais vantagens da energia eólica dizem respeito ao fato de ela ser inesgotável, não emitir gases poluentes, não gerar resíduos e diminuir a emissão de gases de efeito de estufa (GEE). A grande vantagem em relação a outras fontes é o seu baixíssimo impacto visual e sonoro, pois a instalação dos parques eólicos não ocasiona nenhuma modificação da paisagem ao redor e nem emite ruídos.