Imagem de fundo

Em junho de 2016, o Reino Unido realizou um plebiscito perguntando se a população queri...

Em junho de 2016, o Reino Unido realizou um plebiscito perguntando se a população queria continuar ou sair da União Europeia. A votação foi apertada e apontou que cerca de 52% dos britânicos apoiam a saída do bloco comum. A decisão gerou grande repercussão. Após a inesperada vitória do sim, o primeiro ministro britânico David Cameron anunciou que renunciaria por não concordar com o resultado, o que de fato viria a acontecer. As consequências do chamado Brexit são graves para o bloco e para o mundo.


Disponível em: <https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/brexit-reino-unido-decide-deixar-a-união-europeia.htm>. Acesso em: 27 dez. 2016, com adaptações.


No que se refere a esse tema e a assuntos correlatos, assinale a alternativa correta.

A

Os políticos britânicos que apoiam a saída consideram que o Reino Unido deve criar restrições a imigrantes e exercer uma política econômica vinculada à União Europeia.

B

A grave recessão econômica e o aumento do número de refugiados reacenderam o sentimento anti-imigração, e a xenofobia e o medo de que os estrangeiros passem a competir no mercado de trabalho com os cidadãos britânicos foram fatores decisivos para a vitória do Brexit.

C

O fato de os britânicos optarem por sair da União Europeia não afeta os outros membros do bloco, pois essa é uma decisão isolada, com repercussão apenas no arquipélago.

D

A maior preocupação dos britânicos está na possibilidade de não terem mais o euro como moeda oficial, pois é um câmbio reconhecidamente forte e imponente no mundo.

E

As condições políticas e econômicas que levaram o Reino Unido e a Grécia a se isolarem do contexto regional são semelhantes, pois ambos são potências econômicas e desejam a saída do bloco mais estruturado e evoluído no mundo, a União Europeia.