Muitos acontecimentos, ao longo de 2011, podem ser classifi cados como históricos, seja...

Muitos acontecimentos, ao longo de 2011, podem ser classifi cados como históricos, seja pelo impacto que causaram, seja pelas repercussões que ainda podem se desdobrar por muito tempo. A respeito desses fatos, assinale a opção correta.

A

Diferentemente dos protestos no Egito, a atual onda contrária ao regime político russo – especialmente voltada contra o sistema de poder implantado por Putin – ainda não consegue fazer uso da chamada blogosfera.

B

A chamada Primavera Árabe, cujo ponto de partida foi o solitário gesto de um homem comum ao se imolar, representou o caminho sem volta dos países árabes em direção à democracia laica ocidentalizada.

C

Na Argentina, depois de apertada reeleição, a presidente Cristina Kirchner começa o segundo mandato demonstrando disposição para o diálogo com a oposição e oferecendo benesses à grande imprensa de seu país.

D

A crescente redução da presença do petróleo no sistema produtivo contemporâneo, substituído por fontes limpas de energia, explica a perda da importância relativa do Oriente Médio na geopolítica mundial.

E

Aparentemente fechando um ciclo, que trouxe pesadas perdas e indiscutível desgaste para a imagem de seu país, o presidente Barack Obama anuncia ter chegado ao fim a guerra no Iraque, após nove anos.