Imagem de fundo

Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas. I. Os padrões para descriç...

Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de bibliotecas.

I. Os padrões para descrição de documentos e intercâmbio de dados facilitam a automação e aumentam o custo-benefício dos processos automatizados, sobretudo quando se pensa em redes de bibliotecas. Atualmente, dois padrões são de grande importância para a automação de unidades de informação: o registro FRBR e a linguagem XML.

II. A qualidade de um software para automação de unidades de informação está relacionada aos módulos que oferece, como aquisição, catalogação, pesquisa, circulação. Ao avaliar a função de catalogação, o bibliotecário deve observar, além de suas funções básicas, se o sistema permite a importação de registros bibliográficos e o processamento de materiais especiais.

Ocorre que

A

I e II estão incorretas; na era da internet, padrões e normas têm importância relativa e os softwares são substituídos por sistemas online e pelo hipertexto.

B

II está incorreta; as funções básicas da catalogação e a importação de registros são itens obrigatórios em qualquer sistema de automação.

C

I e II estão corretas; os softwares e padrões para a automação integram as principais funções de uma biblioteca em um mesmo sistema.

D

I está incorreta; os padrões mais importantes atualmente, na verdade, são o formato MARC e o protocolo Z39.50.

E

II está incompleta; no caso da função de catalogação, também é importante avaliar se o sistema permite a inserção de dados patrimoniais.