Imagem de fundo

Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de serviços bibliotecários. I. No processo...

Avalie as afirmativas abaixo sobre automação de serviços bibliotecários.

I. No processo de seleção de um software para a automação de bibliotecas, é preciso avaliar o perfil técnico do sistema por meio de uma série de requisitos funcionais que descrevem a base tecnológica usada, como plataforma, sistema operacional, recursos de rede etc.

II. Os Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR) e a norma ANSI Z39.2 são padrões fundamentais para a descrição de documentos e o intercâmbio de dados em softwares de automação de serviços em unidades de informação.

É correto afirmar que

A

a primeira está incorreta; o perfil técnico corresponde aos pré-requisitos do sistema, como necessidade de conversão retrospectiva, de suporte e de treinamento.

B

ambas estão incorretas; os requisitos funcionais descrevem as atividades da biblioteca e os padrões usados são o formato MARC e o protocolo Z39.50.

C

a segunda está incorreta; o ISBD e a norma ISO 2709 são os padrões para descrição bibliográfica e intercâmbio de dados mais importantes.

D

ambas estão corretas; a avaliação das especificações tecnológicas do sistema faz parte da etapa de diagnóstico de um projeto de automação.

E

ambas estão corretas; os requisitos técnicos devem ser compatíveis com os padrões e a infraestrutura de hardware e de comunicação usados pela biblioteca.