Imagem de fundo

Considere a definição abaixo: O relatório de uma biblioteca é o conjunto de informações...

Considere a definição abaixo:

O relatório de uma biblioteca é o conjunto de informações sobre acervo, serviços prestados, usuários e recursos humanos, físicos, materiais e financeiros, ordenado de modo a mostrar a situação da biblioteca em dado período de tempo. Não é apenas uma contabilização de dados, mas o resultado de um processo que transforma dados em informação, isto é, que os analisa, atribuindo-lhes significação no contexto da biblioteca.

De autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida, ela destaca o papel do relatório da biblioteca como instrumento no processo de planejamento, pois esse documento

A

possibilita um momento de reflexão em que, tendo como referência o plano de trabalho para o período, analisa a situação existente e avalia os resultados alcançados e os problemas encontrados.

B

fornece subsídios para identificar e contextualizar os problemas enfrentados durante o período, bem como para identificar os culpados por seu aparecimento.

C

propicia a identificação e o estabelecimento de indicadores de qualidade dos serviços.

D

garante a racionalização dos atos administrativos, possibilitando a transparência na aplicação dos recursos e a participação da comunidade nas decisões mais importantes.

E

facilita a elaboração de uma política de relações públicas da biblioteca.