Imagem de fundo

Um dos modelos existentes para sistematizar o processo de busca de informação (PBI) é o...

Um dos modelos existentes para sistematizar o processo de busca de informação (PBI) é o modelo de Carol Kuhlthau, que considera este uma atividade construtivista do usuário para encontrar significado a partir da informação, na qual ele se insere para ampliar seus conhecimentos sobre determinado problema ou assunto. A compreensão desse processo (PBI) exige análise sob 3 focos:

A

Gerencial (procedimentos de trabalho), Tecnológico (software e hardware) e Conteúdo (fontes de informação utilizadas pelo sistema).

B

Tecnológico (ferramentas utilizadas pelo sistema), Conteúdo (fontes de informação utilizadas pelo sistema) e Organizacional (sistema de recuperação da informação).

C

Organizacional (sistema de recuperação de informação), Conteúdo (sistema de processamento técnico do material) e Educacional (treinamento recebido pelo usuário).

D

Físico (ações realmente executadas), Afetivo (sentimentos experimentados durante o processo de busca) e Cognitivo (idéias relacionadas tanto ao processo de busca quanto ao conteúdo).

E

Físico (identificação do repertório de experiências e de conhecimento já adquirido pelo usuário), Cognitivo (comportamento do grupo social e profissional a que pertence) e Tecnológico (ferramentas conhecidas pelos usuários).