Imagem de fundo

A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a ...

A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de bibliotecas e outros tipos de unidades de informação, de modo que estas possam garantir sua sobrevivência. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

A

No contexto da avaliação de serviços de informação, a relação custo-benefício refere-se à otimização na alocação de recursos, ou seja, quanto melhor a alocação de recursos, melhor será a qualidade do serviço que se consegue com determinado volume de gastos.

B

Mais do que um instrumento prático de administração, a avaliação deve ser vista primeiramente como um exercício intelectual a ser realizado por gerentes de bibliotecas.

C

A aplicação do termo obsolescência ao material de bibliotecas refere-se à desatualização das informações inscritas nos documentos. Tal fenômeno é claramente observável em livros da área de ciência da computação, engenharia de redes e mecatrônica.

D

A avaliação de um serviço de informação pode ser subjetiva ou objetiva. Muito embora os estudos de avaliação subjetivos sejam importantes, a avaliação terá sua utilidade máxima se for realizada por meio de estudos objetivos, ou seja, analítica, diagnóstica e com resultados quantificáveis.

E

As coleções de referência frequentemente são objetos de avaliação das bibliotecas, sobretudo por conta da facilidade de coleta de dados de uso com o emprego, por exemplo, do método de marcas nas lombadas das fontes de referência deixadas sobre as mesas pelos leitores.