O compartilhamento da informação e a criação e implementação de parcerias torna-se cada...

O compartilhamento da informação e a criação e implementação de parcerias torna-se cada vez mais a base para o fortalecimento de ações que possibilitam efetivamente acesso à informação nos diferentes segmentos da sociedade. Para tanto, a constituição de redes de informação tornou-se um imperativo no contexto das bibliotecas e unidades de informação. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

A

A rede Bibliodata é uma rede cooperativa de bibliotecas brasileiras cujos acervos estão representados no catálogo coletivo Bibliodata, além disso apresenta indexação e resumos de modo cooperativo.

B

O modelo de organização e funcionamento da BDTD não permite caracterizá-la como uma rede, pois além de software, é necessária a adoção de padrões que permitam a interoperabilidade entre os sistemas.

C

O OAI-PMH (On-line Access Information – Protocol Malware Handheld) é um software utilizado na comunidade científica para criar interfaces amigáveis em provedores de serviços.

D

No ambiente informacional das instituições, o conceito de rede e o de sistema possuem o mesmo sentido.

E

A adoção de padrões e normas, na descrição de recursos informacionais, é fundamental para os serviços e as unidades de informação que queiram estar inseridos no contexto da cooperação nacional e internacional.