Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1/6 da população humana está in...

Segundo a Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1/6 da população humana está infectada com uma ou mais doenças negligenciadas, um conjunto de doenças associadas à situação de pobreza, às precárias condições de vida e às iniquidades em saúde. Entre essas doenças, encontram-se algumas que são causadas por parasitas que fazem parte do reino protoctista. Sobre essas doenças, é correto afirmar que

A

na Doença de Chagas, o protozoário denominado de Trypanosoma cruzi é transmitido ao homem por meio da picada de mosquitos do gênero Aedes, ou pelo contato com sangue contaminado.

B

na Leishmaniose, os mosquitos flebotomíneos, ao picarem mamíferos contaminados, adquirem os protozoários do gênero Leishmania que podem ser transmitidos ao homem, por meio da picada.

C

na Malária, o ciclo da doença se inicia, quando mosquitos fêmeas do gênero Anopheles transmitem o Plasmodium para as células sanguíneas brancas do homem.

D

na Tricomoníase, a principal forma de transmissão acontece pela disseminação dos protozoários, por meio da picada de mosquitos do gênero Glossina.