Um dos objetivos da ecotoxicologia é o desenvolvimento de protocolos de testes de toxic...

Um dos objetivos da ecotoxicologia é o desenvolvimento de protocolos de testes de toxicidade, que permitam definir limiares de toxicidade permissíveis com níveis de incerteza aceitáveis, e que sirvam de guia para as entidades.

No que se refere aos ensaios de toxicidade realizados, assinale a alternativa correta.

A

Os testes de toxicidade podem ser classificados em estáticos, quando são realizados sob condições experimentais em laboratório, ou dinâmicos, quando são realizados diretamente nos sistemas aquáticos naturais e, por isso, sofrem modificações contínuas na respectiva composição química.

B

Os testes de toxicidade crônica permitem que valores como o CE50 e o CL50 sejam calculados com o auxílio de métodos estatísticos e computacionais.

C

A concentração de efeito observado (CEO) é um parâmetro obtido por testes de toxicidade aguda e compreende a menor concentração de agente tóxico que causa efeito deletério estatisticamente significativo nos organismos, em um tempo de exposição compreendido entre 24 horas e 96 horas.

D

Os efeitos tóxicos medidos em testes de toxicidade crônica incluem qualquer resposta exibida por um organismo-teste ou população resultante de um estímulo químico.

E

O efeito medido em estudos de toxicidade aguda com organismos aquáticos é a letalidade ou alguma outra manifestação do organismo que a antecede, como o estado de imobilidade.