Questão 1140428 - Bioética

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Biologia Bioética

A Bioética é um ramo da ética que estuda conflitos, controvérsias, pesquisas e práticas que visam esclarecer e resolver questões éticas dentro da biologia. Um de seus objetivos centrais é estabelecer uma ponte entre o conhecimento científico e o humanístico a fim de evitar impactos negativos da ciência e da tecnologia sobre a vida. Entre os princípios da Bioética, destacam-se o Princípio da Autonomia, segundo o qual se deve respeitar as crenças, a vontade e os valores morais dos sujeitos da pesquisa, o Princípio da Não Maleficência, que busca preservar a integridade e minimizar a dor e os danos dos envolvidos na pesquisa, e o Princípio da Proporcionalidade, o qual defende o equilíbrio entre benefícios e riscos na pesquisa.

Considerando a caracterização da Bioética apresentada no texto, é correto afirmar que

  • A.

    experimentos dolorosos com animais na indústria cosmética devem ser evitados de acordo com o Princípio da não Maleficência.

  • B.

    pesquisas que atendem interesses econômicos da indústria farmacêutica estão de acordo com o Princípio da Proporcionalidade.

  • C.

    informações pessoais de pacientes que beneficiem terceiros podem ser divulgadas de acordo com o Princípio da Autonomia.

  • D.

    impactos negativos de pesquisas médicas podem ser desconsiderados conforme o Princípio da Proporcionalidade.

  • E.

    benefícios da pesquisa médica justificam riscos para a integridade dos sujeitos segundo o Princípio da não Maleficência.