Imagem de fundo

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, desenvolveram com sucesso ...

Pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, desenvolveram com sucesso um método que converte células da pele humana em células-tronco embrionárias, capazes de se transformar em qualquer tipo de célula do corpo. O esquema a seguir representa um resumo da metodologia utilizada.



Considerando indivíduo cujas células-tronco produzidas a partir da pele do paciente somente serão utilizadas em terapias no mesmo indivíduo, é INCORRETO afirmar:

A

Para se tornarem células-tronco embrionárias, as células da pele devem ter sofrido a influência de fatores que induziram a desdiferenciação (retorno a estado indiferenciado).

B

Após a implantação, fatores teciduais devem induzir e/ou colaborar para a diferenciação específica e multiplicação necessária à regeneração do tecido.

C

As células obtidas por este método podem ser utilizadas para o tratamento da diabetes tipo 1, da Distrofia Muscular Duchenne, produzindo tecido saudável sem que haja rejeição.

D

Células obtidas por esta técnica apresentam o mesmo genoma do paciente e não devem causar rejeição quando implantadas no mesmo.

E

Tratamento de lesões na medula raquidiana e produção de tecido epitelial para enxertos em queimados podem se beneficiar por esta metodologia.