Imagem de fundo

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sang...

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração, pelos vasos sanguíneos e pelo sangue. Tem como função transportar e distribuir nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. Uma descrição satisfatória da dinâmica de funcionamento desse sistema é

A

o sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta, que bombeia o sangue arterial para todo o corpo por meio das artérias, que liberam nos tecidos gás oxigênio e absorvem gás carbônico.

B

o sangue não oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta, que bombeia o sangue arterial para todo o corpo por meio das artérias, que liberam nos tecidos gás oxigênio e absorvem gás carbônico.

C

o sangue oxigenado é levado pelas veias cavas superior e inferior até o átrio direito, que passa o sangue não oxigenado para o ventrículo direito, e daí é transportado até os pulmões pelas artérias pulmonares.

D

o sangue não oxigenado é bombeado pelo ventrículo esquerdo do coração para o interior da aorta, que bombeia o sangue não oxigenado para todo o corpo por meio das artérias, que liberam nos tecidos gás carbônico e absorvem gás oxigênio.

E

o sangue oxigenado é bombeado pelo ventrículo direito do coração para o interior da aorta, que bombeia o sangue arterial para todo o corpo por meio das artérias, que liberam nos tecidos gás oxigênio e absorvem gás carbônico.