As micorrizas são associações entre fungos e raízes de plantas vasculares, ocorrendo no...

As micorrizas são associações entre fungos e raízes de plantas vasculares, ocorrendo nos mais diversos ecossistemas terrestres. Possuem as seguintes características, exceto:

A

formam associação simbiótica com a maioria das plantas, tornando-as mais tolerantes a estresses, tanto de natureza biótica quanto abiótica.

B

plantas micorrizadas são menos danificadas pelos diversos tipos de estresse do solo ou ambientais, facilitando seu estabelecimento e sobrevivência em locais adversos, essencias nos programas de recuperação de áreas degradadas.

C

propagam-se em tecido metabolicamente ativo e in vitro. Para a sua utilização, os esporos ou o solo-inóculo contendo raízes colonizadas, micélio e esporos, são lançados diretamente nas raízes das plantas pré-germinadas ou juntamente com as sementes das plantas em potes de cultivo ou em covas no campo.

D

solos muito férteis, com alta disponibilidade de fósforo e nitrogênio afetam o estabelecimento das micorrízas. Nos solos ácidos, o alumínio tóxico parece ser fator fungistático sobre a associação, o que torna positivo o efeito da correção da acidez pela calagem.

E

O excesso de umidade do solo tem um efeito negativo na germinação dos esporos, na colonização das raízes e esporulação dos fungos. A diminuição da areação no solo afeta a simbiose, uma vez que os fungos são aeróbios.