A turma está estudando comparações entre grupos de animais vertebrados ou invertebrados...

A turma está estudando comparações entre grupos de animais vertebrados ou invertebrados. A professora levou para a classe um exemplar de animal aquático marinho que pode ser observado na foto e é popularmente conhecido como arraia ou raia.

Pediu aos alunos que dessem algum parentesco com outros grupos de animais que já tinham sido vistos nos livros.

− Marlene afirma que o bicho é um invertebrado, porque não tem esqueleto.

− Pedro diz que a arraia deve ser parente próximo das lulas e dos polvos, porque tem corpo mole.

Uma intervenção da professora que ajudará os alunos a distinguir os grupos de invertebrados e vertebrados deverá

A

trabalhar mais observações de outros invertebrados destacando que Marlene apontou um aspecto irrelevante para classificação.

B

pedir que memorizem outras características que distinguem vertebrados de invertebrados.

C

selecionar os invertebrados mencionados por Pedro e identificar a característica básica que os distingue dos vertebrados.

D

destacar o acerto da Marlene, e explicar que é uma propriedade dos vertebrados possuírem um esqueleto que ajuda na sustentação e locomoção.

E

recorrer a outros critérios de classificação para vertebrados e invertebrados uma vez que a presença de coluna vertebral não é suficiente para distinguir os animais mencionados por Pedro.