Imagem de fundo

Certas plantas de clima tropical apresentam adaptações para sobreviverem em ambientes c...

Certas plantas de clima tropical apresentam adaptações para sobreviverem em ambientes com temperaturas elevadas, alta luminosidade e baixa disponibilidade de água. Nessas condições ambientais, para reduzir a transpiração da planta, seus estômatos permanecem fechados por um bom período, ao longo do dia. Porém, esse procedimento irá reduzir a obtenção do CO₂, necessário à sua fotossíntese. Para solucionar este problema, duas estratégias adaptativas são encontradas - a das plantas C₄ e a das plantas CAM. Assim, nas plantas:

A

C₄ ocorre absorção do CO₂ pelos estômatos, durante a noite. O CO₂ se acumula dentro da célula, ligando-se ao maiato. Durante o dia os estômatos se fecham, mas a planta pode usar, na fotossíntese, o CO₂ retido no maiato.

B

CAM, o ciclo de Calvin não é a única via utilizada na fixação do CO₂, possuindo outra via chamada ciclo C₄, em que o primeiro produto detectável da fixação do carbono é o oxalacetato.

C

C₄, da reação entre o CO₂ e o PEP (fosfoenolpiruvato), forma-se o maiato que será convertido em oxalacetado, uma molécula de quatro carbonos e não três, como o fosfoglicerato.

D

CAM, as moléculas de CO₂ serão capturadas pelo PEP (fosfoenolpiruvato).

E

CAM, da reação entre o CO₂ e o PEP (fosfoenolpiruvato), forma-se o fosfoglicerato que será convertido em oxalacetato, uma molécula de três carbonos.