Imagem de fundo

O câncer pode ser definido como uma doença em que as células perderam a capacidade de c...

O câncer pode ser definido como uma doença em que as células perderam a capacidade de controlar sua multiplicação, como consequência do funcionamento ineficiente dos mecanismos de regulação dos genes. Cerca de 20 genes causam câncer em seres humanos. Todos agem sobre a mesma via de controle de proliferação celular. A multiplicação celular

A

ocorre independentemente de ativação bioquímica ao longo do ciclo de vida do organismo, proliferando os tecidos, determinada pelo material genético contido no núcleo celular.

B

é controlada pelos genes contidos no núcleo da célula, que são ativados e inativados por mecanismos bioquímicos, estimulando e inibindo a divisão celular.

C

acarreta a proliferação celular descontrolada em um organismo, por vias bioquímicas diferentes daquelas que determinam a divisão celular normal, sem relação com a determinação genética.

D

ocorre conforme a determinação do material genético, o que garante sempre o controle da proliferação celular, mesmo que ocorram mutações nos genes envolvidos.

E

ocorre independentemente do material genético, conforme as necessidades bioquímicas, proliferando os tecidos do organismo.