O processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) possui as seguintes características...

O processo de Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) possui as seguintes características, exceto:

A

é um processo que geralmente ocorre na ausência de oxigênio, pois as duas proteínas que compõem a nitrogenase são desnaturadas por ele.

B

a FBN é um processo chave e crítico do manejo sustentável dos solos tropicais, onde o nitrogênio, elemento que frequentemente limita a produção, pode ser suprido total ou parcialmente, favorecendo o desenvolvimento das plantas cultivadas.

C

o grupo do rizóbio é constituído por bactérias gram-positivas, aeróbicas facultativas e formadoras de esporos. Caracterizam-se pela formação de estruturas hipertróficas nas raízes e, excepcionalmente, no caule, denominadas de nódulos.

D

para a formação dos nódulos, estrutura que caracteriza o grupo rizóbio, na simbiose com leguminosas, o rizóbio se estabelece ao nível do córtex da raiz ou nos sítios de nodulação do caule e os flavonoides produzidos pela planta induzem a transcrição dos genes nod bacteriano, desencadeando uma série de processos que levam à formação de nódulos e à fixação biológica do nitrogênio.

E

os bacteroides obtêm fontes de carbono sintetizados pela planta na fotossíntese, e por sua vez, fixam o N2 atmosférico, transformando-o em amônia que será utilizada pelas plantas e incorporada em compostos orgânicos.