Imagem de fundo

Tendo como referência inicial o texto precedente e considerando os mecanismos biológico...

Tendo como referência inicial o texto precedente e considerando os mecanismos biológicos responsáveis pela emergência de bactérias multirresistentes a antibióticos, assinale a opção correta.

A
Os genes de resistência aos antibióticos já estão presentes em todas as bactérias, e o antibiótico ativa a expressão desses genes, garantindo a sobrevivência das bactérias.
B
Entre as consequências para o meio ambiente do uso limitado de antibióticos, está a disseminação de fatores de resistência entre as bactérias.
C
Os antibióticos atuam como agentes mutagênicos, aumentando a frequência de mutações que conferem resistência às bactérias previamente sensíveis aos antibióticos.
D
O fenômeno de resistência a drogas observado nas bactérias é resultado da seleção natural, por meio da qual os organismos portadores de genótipos sensíveis são eliminados, favorecendo a multiplicação dos dotados de genótipos resistentes.
E
As bactérias expostas aos antibióticos adquirem resistência a eles por mecanismos que se baseiam na lei do uso e desuso, proposta por Lamarck.