Imagem de fundo

Os métodos de controle do crescimento microbiano visam inibir o crescimento, reduzir ou...

Os métodos de controle do crescimento microbiano visam inibir o crescimento, reduzir ou eliminar populações microbianas de determinado ambiente. Considerando os métodos de controle do crescimento microbiano e as informações sobre toxinas bacterianas na tabela apresentada, assinale a opção correta.

A
O tratamento com formaldeído, um método de controle químico, é eficaz para eliminar o potencial tóxico de endotoxinas, mas não reduz a toxicidade de exotoxinas.
B
A esterilização por autoclavagem e por filtração são metodologias eficientes para eliminar os riscos de toxinas em soluções injetáveis, como medicamentos endovenosos.
C
Exotoxinas presentes em bactérias gram-positivas dos gêneros Bacillus e Clostridium são problemas em contaminações de alimentos enlatados porque não são inativadas nos processos de pasteurização.
D
A resistência ao calor das endotoxinas é atribuída principalmente a suas propriedades pirogênicas.
E
Métodos de controle físicos baseados em calor podem lisar bactérias liberando endotoxinas, endotoxinas essas que, por serem resistentes ao calor, constituem risco potencial, mesmo em líquidos esterilizados em autoclaves.