Imagem de fundo

A condição de organismos fotoautótrofos caracteriza as plantas, ao lado de outros atrib...

A condição de organismos fotoautótrofos caracteriza as plantas, ao lado de outros atributos anatomo-fisiológicos que as agrupam em um só Reino. Com base no conhecimento desses atributos, analise as alternativas, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de proposição verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de proposição falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A presença de estômatos na superfície foliar compensa a impermeabilidade criada pela cobertura cerosa cuja função foi essencial para o controle hídrico do vegetal.

( ) Processos celulares de transporte como difusão e transporte ativo se associam a mecanismos de natureza física que garantem a disponibilidade de água e nutrientes para toda a planta.

( ) As estruturas de sustentação nas plantas terrestres são constituídas de um mesmo tipo de célula em seus diversos tecidos.

( ) O crescimento das partes aéreas e a demanda energética deste processo estão dissociados do sucesso ecológico da planta.

( ) As adaptações morfológicas das plantas terrestres respondem às exigências de sobrevivência em dois “mundos” distintos, acima e abaixo do solo.

A
V – V – V – F – V
B
F – V – V – F – F
C
V – V – F – F – V
D
F – F – V – F – V
E
V – F – V – V – F