Imagem de fundo

O Brasil é considerado como um dos países com maior biodiversidade biológica por abriga...

O Brasil é considerado como um dos países com maior biodiversidade biológica por abrigar mais de 10% das formas de vida do planeta. Toda essa riqueza está distribuída em diferentes ecossistemas existentes no País e o cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, está entre os biomas com maior diversidade florística do planeta, com mais de 6.000 espécies de plantas vasculares já registradas. Isto se deve a um mosaico de formações vegetais. O referido bioma vem sofrendo com a pressão agrícola extrativista e urbana, sendo considerado como um substrato para a expansão dessas atividades. No que se refere a esse tema, assinale a alternativa correta.

A

A expansão das diversas atividades humanas determinou, até o momento, a conversão de até 20% da vegetação original de cerrado em áreas agrícolas e de pastagens, implicando na perda de muitas espécies endêmicas ainda não investigadas.

B

O conhecimento sobre as plantas do cerrado e seu uso, muitas vezes por leigos, estão relacionados aos costumes locais, como, por exemplo, a extração de estruturas vegetativas e reprodutivas, como raízes, praticamente de maneira predatória, com sinais de extração desordenada, independentemente do porte da planta.

C

No bioma cerrado, as florestas secas pré-amazônicas e as florestas decíduas de afloramento calcário, que ocorrem em manchas em Goiás, apresentam ricas fontes de madeiras nobres. Estas últimas são tratadas como florestas por estarem integradas à Amazônia legal, coibindo a extração de madeiras nobres e impedindo a criação de mais áreas agrícolas.

D

No cerrado, a elevada demanda anual de produtos medicinais e alimentícios faz com que a extração das plantas seja bem maior que outras utilizações, como o uso comum da madeira para lenha e carvão.

E

Atualmente, as matas de galeria existentes no cerrado são áreas de uso sustentável em virtude da presença de espécies de grande valor medicinal, como o baru e o pequi, entre outras espécies do cerrado stricto sensu.