Imagem de fundo

A condição dos países em desenvolvimento na busca da sustentabilidade, particularmente ...

A condição dos países em desenvolvimento na busca da sustentabilidade, particularmente aqueles com grande diversidade ecológica, como o Brasil, depende da habilidade em proteger seus ecossistemas, economias e a saúde pública. Infortunadamente, invasões de espécies exóticas (plantas, animais e microrganismos) trazem uma significante ameaça aos recursos desses países. De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica, a "espécie exótica" é toda espécie que se encontra fora de sua área de distribuição natural. Por sua vez, uma "Espécie Exótica Invasora" é definida como sendo aquela que ameaça ecossistemas, hábitats ou espécies naturais.


Fonte: BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. BIODIVERSIDADE>BIOSSEGURANÇA> Espécies Exóticas Invasoras. Disponível em: www.mma.gov.br/biodiversidade/biosseguranca/especies-exoticas-invasoras Acesso em: 12/03/2018.


Sobre o assunto, NÃO é correto afirmar:

A

A destruição de barreiras biogeográficas pela ação antrópica tende a provocar uma aceleração no processo de invasões biológicas e, com a evolução dos meios de transporte, o fenômeno da dispersão de espécies ganha velocidade e intensidade.

B

As espécies exóticas invasoras podem ser beneficiadas pela degradação ambiental e são, normalmente, mais bem-sucedidas em ambientes alterados do que em comunidades clímax naturais, com elevada diversidade ecológica.

C

As espécies exóticas apresentam vantagens competitivas favorecidas pela ausência de inimigos naturais, tendo a capacidade de invadir e degradar ecossistemas naturais ou modificados pelo homem.

D

Espécies exóticas invasoras podem ser reconhecidas em todos os grandes grupos taxonômicos, incluindo vírus, fungos, algas, briófitas, pteridófitas, plantas superiores, invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos.

E

O potencial invasor de determinada espécie exótica e a severidade dos impactos causados pela invasão podem ser intensificados em razão das mudanças climáticas.