Imagem de fundo

Os membros do filo Echinodermata (do grego echinos, “espinho”; derma, “pele”) são anima...

Os membros do filo Echinodermata (do grego echinos, “espinho”; derma, “pele”) são animais exclusivamente marinhos. A pentarradialidade desenvolvida secundariamente pelos equinodermos adultos é uma forma de organização corporal diferente de quaisquer outras já encontradas em outros grupos de animais.

Acerca da taxonomia do grupo, julgue as afirmativas abaixo para, ao final, marcar a única alternativa incorreta.

A

Os animais pertencentes à Classe Asteroidea têm um disco central, que se funde gradualmente com os braços, e estruturas denominadas fendas bursais, as quais estão presentes em todos os indivíduos do grupo.

B

A Classe Ophiuroidea é representada por animais com braços de estrutura afilada e bastante discerníveis em relação ao disco central. Cada braço articulado consiste em uma coluna de ossículos articulados, conectados por músculos e cobertos por placas.

C

Os organismos que constituem a Classe Echinoidea são conhecidos como ouriços-do-mar, ouriços-lápis, ouriços-coração e bolachas-da-praia. Possuem corpo globoso discoide a achatado, além de espinhos móveis montados sobre tubérculos na superfície do corpo.

D

Os indivíduos da Classe Holothuroidea são bastante alongados no eixo oral-aboral, e os ossículos são bastante reduzidos em muitos de seus representantes. Possuem corpo mole, com pés tubulares distribuídos por todo o corpo ou apenas em uma região voltada para o substrato.

E

A Classe Crinoidea é representada pelos lírios-do-mar e penas-do-mar. Alguns representantes do grupo têm um corpo em forma de flor no alto de um pedúnculo afixado no substrado. Os braços irradiam da concavidade central (cálice), e a boca e a superfície oral estão voltadas para cima.