Imagem de fundo

Atualmente, para compreender a fantástica biodiversidade da Terra é essencial entender ...

Atualmente, para compreender a fantástica biodiversidade da Terra é essencial entender como os seres vivos compartilham ancestrais em comum, e como o surgimento de novos caracteres é utilizado para classificá-los. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:

A

Caracteres sinapomórficos são caracteres homólogos derivados, herdados de um ancestral comum recente por dois ou mais táxons e que permitem reuni-los em grupos monofiléticos.

B

O cladograma é transformado em uma árvore filogenética, quando interpretado do ponto de vista temporal e quando se assume que cada ponto de ramificação (nodo) representa um ancestral, real ou hipotético e que cada ramo representa uma linhagem evolutiva de um dado grupo.

C

Grupo monofilético refere-se a um conjunto de espécies que compartilham um ancestral comum exclusivo. Também é usado para denominar um grupo que contém todos os descendentes de um ancestral comum.

D

O sistema taxonômico proposto por Linnaeus formalizado em códigos de nomenclatura biológica ainda é o mais usado em taxonomia, e baseia-se em princípios evolutivos/filogenéticos, ou seja, considera as relações de ancestralidade que possam ter os táxons envolvidos nessa classificação.

E

As categorias lineanas, em ordem decrescente são: Reino, Filo (que corresponde à "Divisão" dos botânicos), Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie, além de algumas subdivisões entre elas.